sexta-feira, 1 de abril de 2011

História: os 47 anos do Golpe Militar

No dia 1º de abril de 1964 tinha início um dos capítulos mais tristes da nossa História. Um golpe derrubou o presidente João Goulart e instaurou uma ditadura. Neste especial, produzido em 2009, relembramos alguns momentos importantes deste período. Você confere o programa no link abaixo.




O 1º de abril também está sendo lembrado por outras instituições. A OAB-RJ realiza um evento, às 19 horas, para entregar a medalha Chico Mendes, outorgada pelo Grupo Tortura Nunca Mais, ao jurista Thomaz Miguel Pressburger in memoriam. Além disso, a ordem lançará uma carta pelo cumprimento da sentença da OEA condenando o país no caso da Guerrilha do Araguaia.

No Arquivo Nacional, a exposição Registro de uma Guerra Surda será inaugurada hoje, com uma amostra da documentação oficial e do que foi produzido pelos órgãos de imprensa e organizações que se dedicavam a combater o regime militar. A exposição ficará aberta ao público do dia 4 de abril até a 26 de agosto e terá também uma parte dedicada produções audiovisuais sobre o período. A programação está disponível no site da instituição.

Um comentário:

  1. Ana,
    muito bom. Uma única sugestão, situar o Luis Paulo. Ele era aluno da Medicina da UERJ.

    ResponderExcluir